Desafio dado é desafio cumprido

Case

  • Queremos entrevistar todos ex-ministros da Educação!
  • Todos?
  • Todos!!!

Assim começou o dialogo com o jornalista Antonio Góis, que chegou até a Farol Filmes com este imenso desafio, que lhe fora dado pelo Ricardo Henriques, superintende do Instituto Unibanco. Desafio que, naquele momento, passava a ser nosso também.

O primeiro passo foi mapear quais ainda estavam vivos e buscar seus contatos, um trabalho executado brilhantemente pelo time do Instituto. A maior tarefa fora iniciar contatos e marcar as entrevistas. A maioria dessas autoridades não está aposentada, nem de pijama. Tivemos que trabalhar com agendas concorridas e percorrer várias cidades, em seis estados, em busca de seus depoimentos.

Com isso entrevistamos literalmente todos os ex-ministros da Educação ainda vivos do país, com exceção de Marco Maciel, que não pode falar por motivos de saúde. Colhemos os importantes depoimentos de 14 autoridades da Educação, que ocuparam a pasta entre os governos João Baptista Figueiredo (1979- 1985) e Dilma Rousseff (2011 – 2016). Uma incrível experiência para a equipe da Farol Filmes, não apenas de produção. Fazer uma imersão no tema e entender como foram tomadas as decisões que conduziram a Educação no Brasil nas últimas décadas é sempre gratificante e inspirador.

Cortar o conteúdo na ilha de edição também foi extremamente difícil, afinal de contas, não poderíamos deixar nada de relevante de fora, e literalmente quase tudo do que foi falado por eles era relevante.

As entrevistas estão disponíveis no Youtube do Instituto Unibanco:

Mas o trabalho não ficou apenas em vídeo. Baseado nos depoimentos, Antônio Góis redigiu “Quatro décadas de gestão Educacional no Brasil”, da editora Moderna.

Ficamos muito orgulhosos com a parceria e ainda mais com os agradecimentos. Com a palavra, o autor:

Cortar algumas dessas entrevistas, tanto para o material audiovisual como para esse livro, foi uma tarefa árdua, e para isso foram fundamentais a paciência e a competência de toda a equipe da Farol Filmes, coordenada por Cristiane Suplicy e Paulo Viana.