Nos dias de hoje, verba com “V” maiúsculo é cada vez mais difícil. O budget disponível se torna cada vez menor e escasso. Se você conseguiu fazer algo por X, tenha a certeza que o para o próximo job, igualzinho, a sua verba disponível será ¾ de X, quando não a metade.
Nesse texto você encontrará algumas dicas simples, mas que podem reduzir os orçamentos de uma produção de vídeo e ajudá-lo a maximizar sua verba.
Além dos custos intangíveis da experiência de produção e criação, que variam muito de produtora para produtora, grosseiramente falando, o que onera um vídeo é o que você coloca nele, como elenco, cenário, objetos, passagens aéreas, equipamentos de filmagem etc, como também o número de diárias de filmagem e deslocamento. Produzir com muito dinheiro é fácil, basta comprar, basta contratar, mas, se essa não é mais a realidade, quanto mais você planejar, mais eficiente será a sua produção, menor serão os custos e melhores serão os resultados. Esse é um trabalho a quatro mãos entre a produtora e quem a está contratando.
Sempre, antes de embarcar uma equipe, nos perguntamos se captaremos algo diferente e relevante.
Você realmente precisa mostrar todas as unidades de sua empresa? Deslocar uma equipe para outra cidade só para mostrar a fachada de uma unidade fará realmente diferença em seu filme? Isso não pode ser resolvido com um mapa ou uma boa foto?
Veja bem, não estou querendo deixar nada de fora, nem simplificar demais a sua produção, mas a pergunta “Isso realmente fará diferença?” é um importante exercício em uma produção. Você não imagina quantas diárias já vimos serem desperdiçadas para cenas que poderiam ser resolvidas de outra maneira.
Trabalhe melhor o storytelling e otimizará muito a sua produção.
A simples economia em escala. É mais fácil negociar diárias subsequentes com a equipe e a redução de custos pode ser significativa. Você deve estar se perguntando, mas por que isso não acontece sempre? Parece simples, mas dá muito mais trabalho. É preciso alinhar todos os detalhes de uma vez, como as agendas dos entrevistados, agenda da equipe, a operação da fábrica, os horários de voos, e muita gente não tem tempo nem paciência para isso. Mas garanto, vale a pena!
Diária de deslocamento é diária. Por isso sempre estudamos os voos, transportes e conexões, tentando minimizar o tempo parado. Nem sempre uma passagem um pouco mais cara significa prejuízo. Lembre-se, tempo é dinheiro, então é melhor perder tempo no planejamento do que com o “taxímetro rodando”.
Peça um planejamento para a produtora e estude a quatro mãos.
Assim você não bi-tributa um único custo. Outra verdade é que os preços de passagens oscilam muito. Muitas empresas possuem bons acordos com as suas agências de viagem corporativas. Se a produtora for orçar, sempre será pelo maior custo, para não correr riscos.
No próximo artigo, falaremos sobre elenco para filmes corporativos, roteiro, referências de filmes, prazo e a escolha da produtora parceira.
Por: Paulo Viana – Produtor executivo